Relações Interpessoais e Gestão de Grupos

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2022/2023

Código: LGP10002
Sigla: RIGG
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LGP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Isaura Fernanda Graça Pedro
Corpo docente: Maria Inês Duarte Peceguina

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Espera-se que no final desta UC os estudantes tenham desenvolvido competências no sentido de serem capazes de:
- analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros;
- reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos;
- identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo;
- comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo;
- pesquisar e analisar informação e reflectir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com questões de ordem prática

Conteúdos programáticos

1. A importância da comunicação nas relações interpessoais
O processo de comunicação: o conceito e as características
A linguagem verbal e não-verbal
A eficácia na comunicação

2. Elementos chave no relacionamento interpessoal
- A percepção do eu:
Importância das relações precoces
Auto-conceito – a chave da comunicação
- A percepção do outro:
A formação de impressões e os processos de categorização
A importância das primeiras impressões
Fatores que contribuem para a formação das impressões – o efeito de ordem, o efeito de halo
atitudes, impressões, estereótipos
preconceito, discriminação

3 A relação entre os individuos e/ou os grupos
condescendência, normalização, obediência, conformismo, inovação

4. Conflitos interpessoais
- A natureza do conflito
- O estilo pessoal nos conflitos:
Comportamento agressivo
Comportamneto passivo
Comportamento manipulador
Comportamento assertivo
- diferentes modelos de resolução dos conflitos

5. Os Grupos:
- Conceito de grupo
- Desenvolvimento e manutenção dos grupos;
- questões chave para a gestão de grupos.

6. Melhorar o seu estilo de comunicação interpessoal
- Comunicação positiva ou negativa
- Reagir de maneira não defensiva à critica
- Saber escutar

7. Temas em aberto. Aprofundamento dos temas tratados ou inclusão de novos temas propostos pelos alunos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas.

1. Estratégias de gestão do programa
Estratégias de auto-aprendizagem são promovidas incentivando-se as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica. Alguns dos produtos obtidos são objeto de partilha com o grupo através da dinamização de sessões expositivas por parte dos estudantes, valorizando o desenvolvimento de competências de exposição e discussão não só dos conteúdos teóricos como das aplicações práticas dos mesmos.
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, bem como a aplicação de pequenos questionários, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ ou profissional.

2. Orientação tutória
É realizado o acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a actividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.

3. Participação dos estudantes
Espera-se uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.

Para além da participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas e realização dos trabalhos propostos pelo docente é incentivada a participação em a
tividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Outras atividades poderão ocorrer caso a turma/ docente sintam essa necessidade no decurso do semestre.

Metodologias de ensino

O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas.
1 Estratégias de gestão do programa
Estratégias de auto aprendizagem são promovidas incentivando-se as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica. Alguns dos produtos obtidos são objeto de partilha com o grupo através da dinamização de sessões expositivas por parte dos estudantes, valorizando o desenvolvimento de competências de exposição e discussão não só dos conteúdos teóricos como das aplicações práticas dos mesmos.
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, bem como a aplicação de pequenos questionários, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ ou profissional.
2 Orientação tutorial
É realizado o acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a actividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.
3. Participação dos estudantes
Espera-se uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.





Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas.
1 Estratégias de gestão do programa
Estratégias de auto aprendizagem são promovidas incentivando-se as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica. Alguns dos produtos obtidos são objeto de partilha com o grupo através da dinamização de sessões expositivas por parte dos estudantes, valorizando o desenvolvimento de competências de exposição e discussão não só dos conteúdos teóricos como das aplicações práticas dos mesmos.
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, bem como a aplicação de pequenos questionários, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ ou profissional.
2 Orientação tutórica
É realizado o acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a actividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.
3. Participação dos estudantes
Espera-se uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.

Para além da participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas e realização dos trabalhos propostos pelo docente é incentivada a participação em atividades extra curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Outras actividades poderão ocorrer caso a turma/ docente sintam essa necessidade no decurso do semestre





Metodologia e provas de avaliação

Existem duas modalidades de avaliação na UC: o regime de avaliação contínua e o de avaliação sumativa.
Os estudantes deverão optar entre as modalidades de Avaliação Contínua e de Exame Final. Caso opte pela Avaliação Contínua, o estudante terá que realizar:
Apresentação de um ponto do programa com recurso à bibliografia da UC e dinamização de uma sessão (60%)
Uma Reflexão individual sobre as aprendizagens realizadas na UC(40%)

Em alternativa à Avaliação Contínua, o estudante poderá optar pelo Exame Final, a realizar na época prevista para o efeito.

Bibliografia

Barbosa, L. (1995). Trabalho e dinâmica dos pequenos grupos. Porto: Afrontamento.
Brawley, L. R. & Martin, K. A. (1995). The interface between social and sport psychology. The Sport Psychologist, Vol 9(4), 469-497.
Carreira, F. (2011). A arte de bem comunicar no século XXI. Lisboa: Edições Sílabo.
Castanyer, O. (2005). A assertividade: Expressão de uma auto-estima saudável.
Coimbra: Tenacitas.
Fachada, M. Odete (2000). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo.
Ferreira, J.; Neves, J. & Caetano, A. (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill.
Forsyth, D. R. (1999). Group dynamics. Belmont: Wadswort Publishing Company.
Freire, M. S. (1999). Comunicação, Comportamento Humano e Empresa. Portalegre: Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Instituto Politécnico de Portalegre.
Garcia Marques, T. & Garcia Marques, T (2003). Estereótipos e a sua Influência no processamento da informação. Lisboa: ISPA.
Hopson, B. & Scally, M. (1989). Lifeskills teaching programmes. Leeds : Lifeskills association.
Nascimento, Inês (2003). A dimensão interpessoal do conflito na escola. In M.E. Costa (Org.), Gestão de conflitos na escola (192-255). Lisboa: Universidade Aberta.
Neto, F. (2000). Psicologia Social – Volume II. Lisboa: Universidade Aberta.
Poirier, et al (1995). Histórias de vida. Oeiras: Celta.
Tajfel, H. (1983). Grupos Humanos e categorias sociais. Lisboa: Livros Horizonte.
Torkildsen, G. (1999). Leisure and recreation management. London: Spon.
Vala, J. & Monteiro, M. B. (orgs.) (2004). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Vala, J.; Monteiro, M. B.; Lima, L. & Caetano, A (1995). Psicologia Social das Organizações. Oeiras: Celta.
Watzlawick, P.; Beavin, J. & Jackson, D. (1967). Pragmática da Comunicação Humana. São Paulo: Editora Cultrix.

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